Qual a importância do autoconhecimento?

pessoal

Há quem diga que o ano só começa após o carnaval, portanto, vem o momento do planejamento de metas e objetivos, sonhos que você pretende realizar, cursos para fazer, etc. Mas muitas de nós não sabemos da importância do autoconhecimento em todo esse processo de planejamento e objetivos, quer saber mais? Vem comigo! 

 

Entender de si

Designar esforços para o autoconhecimento é entender melhor de si mesmo em diversas áreas da vida, seja pessoal ou profissional. 

Entendendo melhor de si mesma, é possível descobrir novas capacidades, qualidades e até mesmo dificuldades que podem ser melhoradas na rotina do dia a dia. E além de tudo, é possível mapear planos de ação e melhorar constantemente nos quesitos escolhidos!

 

Autoconhecimento Pessoal

Quando você se reconhece com autoconhecimento pessoal, você desenvolve autoconsciência sobre suas metas, objetivos, sonhos e propósitos. Todo esse processo serve para que haja crescimento pessoal individual e para que alcance uma melhor qualidade de vida.

 

Autoconhecimento Profissional

A importância do autoconhecimento profissional é para que você consiga acima de tudo saber dos seus limites quanto à entregas e afazeres. Mas é importante lembrar: a única pessoa responsável pelo sucesso da sua carreira é você mesma!

Por isso, valorize métodos, técnicas e sempre tente estar em aprendizado constante! 

 

Entendendo melhor tanto do autoconhecimento pessoal quanto do profissional, pode-se haver diversos benefícios no dia a dia, como por exemplo:

 

 

  • alcance de objetivos com maior facilidade;
  • melhor gestão de tempo;
  • gestão financeira mais tranquila;
  • melhor desempenho profissional e pessoal;
  • descoberta das forças e fraquezas, etc.

 

Por que o autoconhecimento é fundamental para o sucesso?

Pois o autoconhecimento te levará até a melhor maneira de encontrar o caminho que você sempre almejou. Imagine alguém que conhece suas dificuldades, seus objetivos e pontos fortes. Será muito mais fácil para essa pessoa chegar ao objetivo desejado devido ao conhecimento que esta possui dela mesma. Por isso, sempre pense nessas três perguntas:

 

  • O que você está fazendo?
  • O que você está sentindo?
  • Quais suas crenças limitantes?

 

Partindo desses três pontos ficará mais fácil para que você mapeie suas dificuldades e pontos fortes para que em 2020 seu ano seja transformador! E aí, gostou?

Me conta: Para 2020 qual o seu maior desafio quanto ao autoconhecimento?

 

Beijos,

equipe Bisou!