Como organizar as suas finanças! 6 passos para você poder começar a se organizar! 

dicas

Qual sua dificuldade ao organizar as finanças?

Saber como organizar financeiramente todos os gastos do mês, não é algo fácil. Ainda mais atualmente, com as novidades tecnológicas sendo lançadas todo o instante, smartphones ficando cada dia mais ultrapassados e os custos, sempre aumentando.

Ter um controle financeiro é o primeiro passo para garantir sua segurança financeira e ter uma vida com menos sustos à chegada dos boletos! Quem tem um controle centralizado de gastos, sabe quanto ganha, quanto gasta e essencialmente onde gasta.

Se organizando e listando as informações de gastos, é possível se planejar, podendo além de controlar gastos, cortar orçamentos que não são necessários e ter uma melhor vida financeira.

Por isso, preparamos 6 passos para você poder começar a se organizar! 

 

Saiba quanto você ganha mensalmente

Parece difícil pra quem não organiza os gastos, mas pra quem já possui uma listagem para o orçamento, é muito simples!

Anote os valores que você recebe por mês, contando seu salário e demais recebimentos. Isso é importante para você ter uma ideia do quanto pode gastar no mês subsequente. Você precisa levar em conta o quanto realmente você tem em conta e não seu salário bruto mensal, por exemplo.

 

Liste todos os seus gastos mensais 

Após isso, anote todos os seus gastos. Gastos fixos como faculdade, aluguel, etc. E ainda, gastos não fixos, que podem ser sua fatura do cartão, compras, etc.

Não deixe nenhum gasto de fora! Anote o cafezinho na esquina, o lanche na faculdade, comprinhas para a casa, TUDO! 

Algo que pode te ajudar muito nesse processo de listagem, é uma aba de finanças no seu planner. Existem diversos tipos, o da Bisou conta com tabelas para gastos fixos, móveis e ainda mais!

 

Falta ou sobra dinheiro ao final do mês?

Analisar é essencial!

Depois de ter listado todas os seus ganhos e dívidas, é importante analisar se sobrou ou faltou dinheiro. A grande maioria das pessoas, se enquadra na falta de dinheiro. Principalmente por não saber organizar suas finanças pessoais.

 

É possível cortar ou priorizar?

Se você tem mais gastos do que ganhos, é imprescindível que você priorize seu orçamento para coisas essenciais, para que chegue ao equilíbrio financeiro. Ter momentos em família, viagens, é uma área de possível corte de gastos para chegada ao equilíbrio. 

Após o momento que você conseguir equilibrar suas finanças, você pode começar a planejar novas rotas e passeios com amigos e família, é tudo questão de tempo e planejamento!

 

Não empurre suas dívidas para frente

Livre-se das suas dívidas sempre o mais rápido possível! É bom parcelar em 12x e ter uma parcela de R$50 né? Mas melhor ainda, é pagar um pouco mais por mês e quitar a dívida antes, eu garanto!

Se você possui muitas dívidas, estipule prazos para a quitação dos valores. E ainda, repense seus gastos ao mesmo tempo. Separei um vídeo que pode te ajudar muito nisso:

 

 

Não se esqueça de poupar dinheiro!

Para emergências ou planejamento de desejos futuros, é importante poupar dinheiro. Comece a organizar suas finanças e dirija uma parcela do seus ganhos como conta fixa para poupar, é essencial! 

Você pode optar por investidor esse dinheiro a longo prazo em opções como a LCA, LCI, etc. Ou pode simplesmente ter uma conta poupança para armazenar seu dinheiro e não gastá-lo com as finanças mensais.

 

Parece difícil controlar suas dívidas? Eu te garanto que é fácil, só precisa de um pouco de organização e nisso, a Bisou Papier pode te ajudar! Entre no nosso site, neste link e confira!

 

Beijos,

equipe Bisou!