A importância da definição de metas para alcançar objetivos!

dicas

Todos temos sonhos e anseios que julgamos serem muito difíceis de serem alcançados. Desejos e sonhos são essenciais para a vida mas, você já parou para pensar na importância de estabelecer metas e tornar estes sonhos realidade?

Metas são objetivos que almejamos, e com elas, pode-se analisar a evolução e pontos a melhorar na conquista de sonhos, no crescimento de carreira, metas para guardar dinheiro, etc.

Este conceito é similar a construção de um bolo. É necessário planejamento em cima do que você deseja para que a construção saia como você esperou.

 

O que é a definição de metas?

A definição de metas faz parte do seu planejamento estratégico seja lá qual for seu objetivo final, vamos usar como exemplo, o empreendedorismo. A prática, consiste em entender quais as metas principais que sua empresa almeja, e como você irá alcançá-las. Tudo isso, estabelecendo prazos de conclusão e mantendo um acompanhamento constante dos resultados obtidos!

 

Como eu estabeleço boas metas?

Não se espelhe em outras pessoas. Você precisa pensar na sua realidade e na realidade do seu negócio. Entenda algumas dicas básicas para estabelecer metas eficientes e realistas:

 

Priorize o necessário

Todos sabemos que não é possível fazer tudo devido à escassez de tempo, recursos e muitas vezes por escassez financeira. Por isso, priorize um sonho. A palavra-chave desta etapa é foco. Foque no seu principal sonho ou objetivo e inicie sua definição de metas para atingi-lo. 

 

Estabeleça grandes objetivos e fragmente em metas menores

Se você tem um objetivo que parece muito grande e demorado para ser executado, fragmente a grande meta em pequenos objetivos. 

Isso serve para que você consiga analisar sua evolução na obtenção desse objetivo. Com isso, a cada meta finalizada você poderá se orgulhar do seu progresso e estará mais próxima do seu objetivo final.

Você pode usar ferramentas que te auxiliem nesse processo de definição de metas, como por exemplo um plannerNos planners mais completos do mercado, você encontra páginas para centralizar informações e estabelecer sua grande meta! Além de possuir lacunas para subdividi-la entre novas etapas para que possa cumpri-la ao final de um ciclo ou prazo pré-estabelecido.

 

Entenda o mercado e os ambientes que você está inserido

É essencial saber onde você está pisando e com quem concorre no mercado. Um método muito útil para que você consiga se sair bem nesse estágio é a Análise SWOT.

Análise SWOT é uma técnica de planejamento estratégico que serve para auxiliar pessoas ou empresas a entenderem suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Coisas essas, que estão ligadas à competição em negócios ou no planejamento de projetos.

Divide-se a análise SWOT em duas partes:

  • Ambiente interno, onde são identificados pontos fortes e as fraquezas de uma empresa ou projeto.
  • Análise do ambiente externo, onde estão as ameaças e as oportunidades.

Analise os resultados e faça os ajustes necessários

Depois de estabelecida todas as metas em cima do ambiente que você está inserido – acompanhe elas constantemente. Você pode decidir períodos de análises, a cada 15 dias, por exemplo.

É importante ressaltar que esse acompanhamento serve para que você não perca o foco do objetivo principal e possa tomar medidas e fazer mudanças nas metas conforme julgar necessário. Para que assim, você consiga atingir o objetivo final estabelecido, no prazo estabelecido, com todas as metas cumpridas.

 

E você, já começou a planejar suas metas para o próximo ano? Me conta nos comentários!

 

Beijos,

equipe Bisou!