7 dicas para melhorar a administração de tempo

dicas
O tempo é nosso bem mais valioso e escasso, certo? E muitas vezes é a coisa mais difícil de ser gerida na nossa vida, por isso, neste artigo vou te contar 7 dicas para uma boa administração de tempo e rotina! Vem comigo! 

 

  • Faça listas

 

Ninguém gosta de perder tempo, né? Por isso, listas de afazeres são ótimas para a administração da rotina. Você pode segmentá-las em trabalho e faculdade, por exemplo, facilitando sua organização. Além disso, pode utilizar ferramentas que te auxiliem nisso, como planners, por exemplo.

 

  • Mantenha o ambiente de trabalho ou estudos organizado

 

Organização é a palavra-chave para a economia de tempo! Por que ninguém gosta de perder seu precioso tempo tendo de arrumar bagunça né? 

Além de economizar seu tempo, manter o ambiente de trabalho ou estudos arrumado dá uma sensação maior de prazer e dever cumprido ao realizar as tarefas (que nem sempre são prazerosas). Existem diversos itens que podem te auxiliar numa melhor organização, como: porta canetas, memory boards, porta livros e pastas, etc.

 

  • Saiba diferenciar o que é urgente do que é importante na administração de tempo

 

Existe uma frase que diz: “O que é importante é raramente urgente, e o que é urgente é raramente importante”, você já ouviu? Organizar as tarefas separando entre importantes e urgentes é um método muito utilizado e comprovadamente eficaz! 

As tarefas importantes são as tarefas que requerem mais tempo e planejamento para a execução. Já as tarefas urgentes são as tarefas que exigem ações imediatas para a realização desta. 

Para te ajudar com essa dica, vai um bônus: utilize a Matriz de Eisenhower 

 

  • Mantenha uma rotina de afazeres

 

É extremamente importante sempre saber o momento de executar suas tarefas, por isso, crie uma rotina de afazeres. Você pode dividir o início das suas manhãs para responder e-mails e mensagens. Na outra metade da manhã você pode se programar para realizar suas tarefas urgentes, por exemplo. São inúmeras possibilidades de rotinas a serem criadas, basta você se adaptar e decidir o que é melhor pra você!

 

 

  • Concentre-se nas suas tarefas

 

Chegou a hora de executar as tarefas, por isso, FOCO! É extremamente importante que haja concentração nos momentos de execução das tarefas para economia de tempo com retrabalhos, por exemplo. E por que optar por se concentrar em uma tarefa de cada vez?

Pois ao iniciar uma nova tarefa, seu corpo demora algum tempo ao entrar no ritmo necessário para a execução com sucesso desse processo. Com interrupções, você perde o foco no objetivo e pode esquecer de realizar pontos importantes por ter perdido a concentração, fora o tempo a mais que você leva para executá-las!

 

 

  •   Crie metas para sua gestão de tempo

 

De que adianta testar novos métodos sem realmente saber dos benefícios trazidos para sua rotina, certo? É importante criar metas de tarefas diárias, semanais e mensais para que possa ser realizado a análise de como anda seu planejamento. Sendo assim, é importante criar métricas tanto no trabalho como na rotina pessoal. 

E ainda, é legal que você consiga visualizar sua evolução no planejamento e gestão de tempo para que você se engaje cada vez mais a otimizar seu tempo!

 

 

  • Sempre tente otimizar mais sua rotina de administração de tempo!

 

Já sabemos que um planejamento de tempo bem executado traz benefícios ao dia a dia. Mas também, é necessário sempre estar inovando. Um planejamento que hoje é perfeito para sua rotina, pode não ser mais daqui a 3 meses. Por isso, sempre esteja atenta à novas técnicas e modos de planejamento! 

 

Tem mais alguma dica para a otimização de tempo? Nos conte nos comentários! 

 

Beijos,

equipe Bisou!