5 Dicas para ser mais produtiva

dicas

Ser produtiva e otimizar os processos rotineiros da vida é cada dia mais desafiador! É cada dia mais real a pressão para fazer sempre mais e melhor para atender às expectativas pessoais ou de superiores, demonstrando resultados significativos. 

O controle de tempo mais uma vez se torna desafiador nesse momento mas afinal, existem etapas que possam ajudar no aumento da produtividade individual? A resposta é sim!

Atualmente, existem diversos métodos e processos que podem ser testados nas peculiaridades rotineiras de cada pessoa para que se entenda a adaptabilidade dos mesmos. Por isso, listamos alguns métodos e dicas para que você testar na sua rotina!

 

#1 Categorize suas prioridades

Especialistas dizem que organizar as responsabilidades e torná-las visíveis fazem com que se tornem mais fáceis de serem resolvidas e executadas. Por isso, a primeira dica é faça listas e anote seus afazeres diários! 

Neste ponto, você pode focar em utilizar desk planners para que suas metas e objetivos estejam visíveis a todo tempo na sua mesa de trabalho ou estudos. Com isso, é necessário categorizar suas prioridades em cima dos objetivos. 

No artigo sobre A importância da definição de metas falamos mais sobre a Matriz de Eisenhower que aborda a priorização e exclusão de afazeres que não necessitam de atenção em determinado momento, você pode conferir neste link!

 

#2 Bloqueie suas distrações e utilize o método Pomodoro

Coloque seu celular no silencioso e de preferência longe de você. É mais interessante que você centralize seus afazeres em uma agenda ou em um planner pois quando há centralização de informações num bloco de notas no celular por exemplo, você pode ser dispersado por mensagens de whatsapp ou curtidas no Instagram.

 

O que pode te ajudar com o foco, é o Método Pomodoro. Ele consiste em estabelecer fluxos de trabalho divididos em blocos podem melhorar a agilidade do cérebro e estimular o foco. Ela funciona assim: 

 

  1. Faça uma lista de tarefas pendentes;
  2. Programe seu cronômetro em 25 minutos;
  3. Escolha a tarefa prioritária e trabalhe nela sem interrupções;
  4. Quando o despertador tocar, pause por 5 minutos 
  5. Ao fim dos 5 minutos, retome o trabalho por mais 25 minutos
  6. A cada 4 pomodoros (25 minutos) pause por 30 minutos e descanse!

 

Com esse método, você consegue estabelecer o foco nas atividades e ainda, ter momentos de descanso para “resfriar a cabeça”, vale testar!

 

#3 Se levar menos de dez minutos, faça agora!

Não procrastine pequenas tarefas, se elas necessitarem de dez minutos ou menos para serem executadas, faça! Não deixe para depois, pois assim, você consegue diminuir sua lista de afazeres em momentos que estaria procrastinando, cuidado!

 

#4 O poder de uma soneca

Como sempre existem os dias de muito cansaço, é importante falar sobre uma soneca rápida. Para muitas pessoas, tirar um cochilo de vinte minutos no meio do dia, destrói a rotina, para outros, é o remédio para estabelecer novamente a concentração e produtividade. Por isso, teste!

Coloque seu celular para despertar e tire uma soneca de 20 minutos, ela pode ser a peça chave do aproveitamento do seu dia quando ele não está indo bem.

 

#5 Gerencie sua capacidade total de tempo 

Por último, mas não menos importante: gerencie seu tempo total de execução das tarefas! 

Não adianta ter cinquenta grandes tarefas para resolver em duas horas. Você precisa saber da sua capacidade total de tempo para não se decepcionar se não conseguir resolver todas as suas tarefas. 

 

Você tem mais alguma dica para melhorar o gerenciamento de tempo? Nos conte nos comentários!

 

Beijos,

equipe Bisou!